Granola na hora
Já tinha dito que fazia granola na hora e aqui há uns dias resolvi fazer um directo no instagram a explicar como fazia. Confesso que não estava à espera de tanta pergunta e tanto comentário. Faço assim porque deste modo tenho sempre granola crocante e posso fazer a combinação que me apetece naquele preciso momento. Ingredientes:
- Mistura de sementes (a gosto e opcional)
- Mistura de oleaginosas (a gosto e opcional)
- Mistura de frutos desidratados (a gosto e opcional)
- Meia chávena de flocos de aveia
- 1 Colher de sopa de xarope de ácer (Maple syrup) ou outro adoçante liquido
- Sal
- Especiarias (a gosto e opcional)
Numa frigideira coloca-se ao lume a mistura que se quer. Exemplo, 1 colher de sopa de sementes de girassol, 1 colher de sopa de sementes de abóbora, 1 colher de sopa de linhaça moída, 1 colher de sopa de amêndoa picada, 1 colher de chá de canela em pó, junto com a meia chávena de aveia. Vai-se vigiando e mexendo pois a aveia queima facilmente. Quando as sementes começarem a abrir, ouve-se uns estalitos, baixa-se o lume e adiciona-se 1 colher de sopa de um adoçante liquido, eu uso xarope de ácer. Mistura-se bem e assim que tudo esteja incorporado, desliga-se o lume e passa-se a granola para um prato frio. Polvilha-se com um pouco de sal, mistura-se e deixa-se arrefecer.
Podem depois usar como cereais matinais, com leite vegetal, iogurte vegetal, puré de frutas, ou até por cima de tartes, como crumble.