Pão de chá de kombucha
Ontem usei o meu chá de kombucha para fazer um pão. A única diferença que notei foi durante as duas fermentações a massa manteve-se com uma temperatura curiosa, meio morna. O sabor acentuado do kombucha não se notou nada. Apesar de muitos nutrientes se perderem com as variações de temperatura, espero que alguns tenham-se mantido não colocando em causa o potencial que acredito que este pão tem. Usei ingredientes muito simples e deixei a massa fazer duas fermentações. Ingredientes:
- 1 chávena e meia de farinha de trigo
- 7 gramas de fermento de padeiro
- 1 colher de sopa de azeite
- 200 ml de chá de kombucha
- 1 pitada de sal
Desfiz as 7 gramas de fermento no chá de kombucha e adicionei a uma taça onde já estavam todos os outros ingredientes. Amassei bem até a massa se desgrudar das mãos e da taça. Pode ser preciso adicionar água ou mais farinha, dependendo da consistência da massa. Assim que dava para moldar, passei para a bancada e amassei bem a massa até ficar tudo bem incorporado e uma massa macia.
Passei a massa para um recipiente, protegi com um pano e coloquei num sitio quente deixando levedar por 2 horas. Eu costumo deixar a levedar dentro do forno, funciona como estufa, que pré-aqueço a 50ºC e depois desligo.
No fim de duas horas a massa deverá ter crescido para o dobro e foi o que aconteceu. Voltei então a tirar a massa para uma superfície enfarinhada e voltei a amassar.
Como podem ver a massa estava bastante arejada, o que é ótimo. No fim de amassar bem dei a forma que quis para o pão e coloquei num tabuleiro, voltei a tapar e voltei a reservar num local quente por mais 1 hora. As duas fotografias que se seguem mostram o quanto cresceu na segunda fermentação. Após terminar, retirei o pano que tapava a massa e liguei o forno nos 160ºC, não esquecer que a minha massa levedou no seu interior. O pão cozeu durante 40 minutos.