Tarte solarenga de espinafres
Já há bastante tempo que via esta tarte pelas fotos do instagram e desta vez resolvi fazer. Dá um pouquinho de trabalho mas não é um bicho de sete cabeças. Faz um vistão numa mesa e é super saborosa e saudável! É daquelas receitas de "pull apart" que eu adoro. Incentiva à união na hora da refeição e gera boas conversas e boas sensações. Ingredientes para a massa:
- 500g de farinha
- 200ml de vinho branco
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal
Ingredientes para o recheio:
- 1 Chávena de pão ralado
- 350g de espinafres cozidos
- 250g de amendoins torrados
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja
- Óregãos
- Sementes de sésamo
- Alho em pó
- Piri-piri
- Oregãos
- Sal
- Azeite
Primeiro de tudo prepara-se a massa. Junta-se tudo numa taça e amassa-se até ficar uma massa consistente e moldável. Poderá ser necessário ajustar a quantidade de farinha. Deixar descansar a massa por 1 hora. Num processador de comida juntam-se todos os ingredientes do recheio menos o pão ralado. Divise-se a massa em duas partes iguais e formam-se 2 círculos com aproximadamente 30cm de diâmetro. Um dos círculos forra-se com pão ralado para absorver a humidade dos espinafres de seguida dispõe-se o recheio como se vê na imagem.
De seguida cobre-se com a outra parte da massa. Dá-se forma ao centro com a ajuda de uma malga, ajuda a retirar o excesso de ar, e depois sela-se as extremidades.
Corta-se em fatias e giram-se para cima num ângulo de 90º.
Pincela-se o centro com azeite e polvilha-se com sementes de sésamo. Vai ao forno a 160ºC até ficar douradinha.
Atenção:
- Convém trabalharem a tarte em cima do tabuleiro onde vai ao forno. Se não fizerem logo isto depois vai ser difícil andarem com a tarte de um lado para o outro.
- Eu forrei o tabuleiro com papel vegetal, depois facilita o transporte da tarte.
- Para ajudar a cortar as fatias eu primeiro cortei em cruz e depois segui-me por esses cortes.
- Podem selar os dois círculos pincelando as bordas com água.