Feijoada de cogumelos
Esta é a receita que faltava no blog. É das que mais me pedem em eventos e sem dúvida das que mais surpreende. O segredo? As especiarias. Elas são as estrelas principais e é através delas que conseguimos o sabor da tradicional feijoada.
Ingredientes (6 pessoas):
- 500 g de cogumelos brancos (podem usar outros)
- 500 g de feijão preto cozido
- 100 g de cebola
- 80 g de aipo
- 100 g de pimento verde
- 100 g de pimento vermelho
- 120 g de cenoura
- 120 g de couve
- 100 ml de vinho branco
- 20 g pimentão doce fumado (Pimentão doce normal também dá)
- 20 g alho em pó
- 1 g Canela
- 5 g Cominhos
- Piri-piri a gosto
- 80 ml de azeite
- Sal
- Água quente
Num tacho coloca-se a cebola e o aipo picados a refogar em azeite juntamente com os pimentos cortados em cubos pequenos. Quando a cebola alourar juntam-se os cogumelos partidos a gosto, envolve-se e tempera-se com as especiarias. Assim que o cogumelo perder humidade rega-se com o vinho branco, mistura-se e deixa-se cozinhar até o álcool evaporar. De seguida adiciona-se a cenoura cortada em rodelas finas e a couve em juliana grossa, cobre-se com água a ferver e por último, quando a cenoura estiver tenra, põe-se o feijão, mexe-se bem e se necessário acrescenta-se mais água e deixa-se cozinhar por mais 10 minutos.
Antes de servir deixa-se repousar por um quarto de hora e se preciso rectificam-se os temperos. A feijoada é sempre melhor no dia a seguir, disso não há dúvidas.
Eu sirvo sempre a minha com arroz branco e farofa de cebola e banana. Para fazerem a farofa vão precisar,
Ingredientes:
- 500 g de farinha de pau
- 100 g de cebola
- 120 g de banana
- Azeite
- Sal
- Alho em pó
Numa frigideira, em lume brando, coloca-se a cebola em meias luas a estrugir no azeite. Quando estiver dourada junta-se a banana em rodelas, envolve-se e de seguida a farinha de pau e tempera-se com sal e alho em pó. Vamos sempre mexendo e quando a farinha ficar mais solta e com um ar mais torradinho está pronta.