Tarte de chocolate e morangos
A primeira vez que fiz esta tarte já passava da uma da manhã e eu estava com 4 horas de sono e 15 horas seguidas de trabalho. Comecei a receita e só sabia que queria algo com bastante chocolate e morangos. Fui juntando ingredientes a olho e saiu esta beleza. Levei-a para um evento e não tive sequer hipótese de a provar, no entanto, a julgar pelas reacções, sabia que tinha de me obrigar a lembrar dos ingredientes e das quantidades. E então cá vai.
Ingredientes:
- Massa quebrada
- 200 g de farinha de trigo Fábrica dos Leões
- 100 g de açúcar amarelo
- 250 g de bebida vegetal (Pode ser água)
- 40 g de cacau em pó
- 50 g de óleo de coco
- 4 g de bicarbonato de sódio
- Pitada de sal
- 100 g de chocolate preto (usei dois da marca vegana Couscious, o Intense e o Darkside)
- 100 g de morangos
Pré aquece-se o forno a 150º C. Forra-se uma tarteira de 28 cm de diâmetro com a massa quebrada, pica-se o fundo com o garfo e leva-se ao forno por 15 minutos para uma pré cozedura com o método do papel vegetal e do grão seco por cima. Depois de pronta, retira-se e reserva-se. Numa taça combina-se a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, 30 g de óleo de coco, a bebida vegetal e uma pitada de sal. Bate-se tudo e coloca-se por cima da massa quebrada. Vai novamente ao forno por 15 minutos.
Passados os 15 minutos, retira-se, deixa-se arrefecer e desenforma-se. Derrete-se o chocolate com 20 g de óleo de coco e cobre-se toda a superfície da tarte. Depois é só decorar com fruta à escolha. Eu usei morangos mas podem ser mirtilos, framboesas, kiwi, vocês escolhem.