Assado de quinoa e cogumelos
A receita do natal passado foi assim um mega sucesso. Este ano a fasquia estava elevada e foi difícil escolher o que vos apresentar para a vossa ceia deste ano. Depois de vários teste saiu este assado que vai com certeza agradar a Gregos e Troianos. Este género de Vegan Meatloaf é uma bomba de nutrientes e só por si uma refeição completa mas eu não resisti e servi com puré de batata e feijão verde em azeite e alho. Vamos à receita?
Ingredientes:
300g de cogumelos marron
100g de cebola
250g de feijão encarnado cozido
400g de quinoa (Usei da marca Quinoa Portuguesa)
100g de farinha de quinoa
20g de beterraba em pó (opcional)
20g de extracto de levedura de cerveja (Vegimite ou Marmite)
Folhas de tomilho fresco
Pimenta preta a gosto
Pimentão doce fumado a gosto
Alho em pó a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Ingredientes para a cobertura que vai ao forno:
60g de creme de bolota (Usei da marca Bolota Viva) (Podem utilizar castanha cozida e amassada )
40g de molho de soja
10g de xarope de bordo
Ingredientes para o molho de tomate:
1 pacote de polpa de tomate com cebola e alho (Usei da marca Guloso)
100g de cebola
Azeite a gosto
150ml de vinho branco
Sal a gosto
Óregãos a gosto
Manjerona a gosto
Preparo:
Pré aquecer o forno a 175º C. Numa taça juntam-se todos os ingredientes para a cobertura que vai ao forno mistura-se vigorosamente e reserva-se. Podem também usar um moinho para triturar tudo ou caso tenham um pequeno liquidificador para garantir maior homogeneidade. Num tacho coloca-se a quinoa a cozer em água, sal e beterraba em pó. Enquanto isso, numa frigideira coloca-se cebola picada a estrugir em azeite, de seguida acrescentam-se os cogumelos picados, o pimentão doce fumado, a pimenta preta, o alho em pó, sal e o extracto de levedura de cerveja e deixam-se os cogumelos fritar bem. Assim que os cogumelos estiverem bem dourados passam-se para uma taça onde se acrescentam todos os restantes ingredientes, a quinoa já cozida, o feijão vermelho esmagado, a farinha de quinoa e as folhas tomilho fresco. Envolve-se tudo muito bem e passa-se para uma forma de bolo inglês forrada com papel vegetal. Dispõe-se a mistura a todo o comprimento prensando bem para garantir que não existem bolhas de ar. Antes de ir ao forno despeja-se a mistura de creme de bolota com molho de soja por cima e vai ao forno por 45 minutos. Convém irem sempre vigiando.
Enquanto o assado está no forno prepara-se o molho de tomate. Numa frigideira coloca-se a cebola em meias luas a estrugir em azeite. Quando estiver bem estrugida, quase que caramelizada, acrescenta-se a polpa de tomate, o vinho branco e os temperos. Deixa-se cozinhar até o álcool evaporar e o molho reduzir. Depois é só triturar bem com a varinha e está pronto a servir.
Assim que o assado estiver pronto, retira-se e deixa-se arrefecer removendo o papel vegetal só quando estiver totalmente frio. Deste modo fica mais fácil tirar o papel e igualmente cortar.