Focaccia de figos
O outono finalmente chegou!!
Altura ideal de introspecção e de hibernação sentimental. É nesta altura que me sinto mais criativa, que produzo mais receitas e que tenho novas ideias. É altura de trazer sempre um caderno à minha beira para anotar tudo e não deixar escapar nada. Esta é também a época do meu fruto favorito, os figos. Posso passar tardes e comê-los que para mim nunca é demais. Tal como o ano passado este ano houve focaccia de figos e desta vez vou deixar a receita com vocês.
É super simples e fácil de fazer e todos vocês podem dar um toque mais pessoal conjugando sabores e texturas.
Vamos então há receita?
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
7 gramas de fermento biológico de padeiro (as quantidades podem variar consoante o fermento que usarem. consultem as informações do vosso produto)
250ml de água tépida
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
2 colher de sopa de azeite
50g de sementes de papoila
5 a 6 figos
Orégão seco a gosto
Pimenta preta a gosto
Alho em pó a gosto
Numa taça coloca-se a farinha, o sal, as sementes de papoila e o azeite. Num copo desfaz-se o fermento biológico com o açúcar e um pouco da água tépida, logo que esteja o fermento diluído e o açúcar dissolvido deixa-se actuar por 15 minutos e depois junta-se à taça onde estão os restantes ingredientes. Amassa-se tudo até formar uma massa fofa, moldável e que se desprenda das mãos. Coloca-se então a massa uma taça untada em azeite e fica a levedar por 1 hora, no mínimo, coberta com um pano da cozinha. Quanto mais tempo se deixar a levedar mais arejada fica a massa e mais azedo será o sabor do pão. Para levedar o único cuidado a ter é que seja num local morno onde não haja grande variação de temperatura.
No fim de 1 hora a massa já deve ter duplicado de tamanho. Retira-se do recipiente para uma banca enfarinhada, tende-se, espalha-se ao longo do tabuleiro onde vai ao forno deixando uma altura deMais ou menos 3cm, eu dei a forma oval, e espalham-se os figos, cortados em metades, a gosto por toda a superfície pressionando ligeiramente para baixo. Polvilha-se com pimenta preta, alho em pó, orégão secos e rega-se com azeite. Depois, é só colocar no forno pré aquecido a 180ºC até a massa ficar dourada.
Mais uma vez servi a minha focaccia com sopa de cebola. Como podem verificar são fotos de duas focaccias diferentes, uma com e outra sem sementes de papoila. Portanto a semente de papoila e totalmente opcional.