Cobbler de frutas de verão
Se tens pouco jeito para bolos esta é a receita ideal para ti. Cobbler é uma receita que consiste em despejar fruta ou outro preparado salgado numa forma e por cima colocar uma massa, seja ela de bolo, biscoito ou outra qualquer, levar ao forno e esperar que a magia aconteça. Como não é para ser servido em fatias, embora eu o tenha feito, facilita muito para quem teme sempre desenformar.
Nesta altura do ano, e ainda bem, existe abundância de fruta. Eu usei uma mistura de pêssego, ameixa e mirtilos. A massa é uma massa de bolo, arejada, leve, fofinha e super simples de preparar.
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
150g de açúcar branco (não tenho nada contra o açúcar branco, tenho contra os excessos)
400g de leite de coco (atenção, não é bebida vegetal é aquele usado para o caril)
5g de extracto de baunilha
20g de fermento químico
50g de sumo de limão
350g de fruta à escolha
Pitada de sal
Numa taça junta-se toda a fruta que se escolheu, lavada, descascada se necessário e cortada a gosto. Eu escolhi pêssegos, mirtilos e ameixas. Polvilha-se com um pouco de açúcar e rega-se com sumo de limão. Envolve-se e reserva-se.
Numa outra taça mistura-se a farinha, o açúcar, o leite de coco, a baunilha, o sal e o fermento. Bate-se tudo e de seguida adiciona-se a fruta. Mistura-se tudo, dispõe-se numa forma ou assadeira previamente untada e leva-se ao forno a 170ºC por 30 minutos ou até ficar dourado por cima e o palito sair seco.
Retira-se do forno e pode-se servir quente, simples ou com uma bola de gelado vegano. Eu tirei fotos com ele acabadinho de sair de forno e outras no dia a seguir. As texturas são diferentes mas ambas muito agradáveis. Fica agora ao vosso critério.