Melting vegan Burguer
Por esta hora devem estar a pensar porque razão estou a usar um nome em inglês para uma receita. Porque hoje, além de uma receita, venho-vos trazer uma noticia que me deixou com um sorriso de orelha a orelha no inicio da semana.
Em Novembro, mesmo logo a seguir ao dia dos meus anos, vou estar no Melting Gastronomy Summit na Alfândega do Porto. Este é um evento de 3 dias mas eu só vou estar no dia 15. O Melting chegou até mim através de um recorte de jornal de um amigo atento que achou que me poderia interessar.
Melting é o primeiro Congresso Internacional de Gastronomia em Portugal. Este encontro promove uma reflexão aberta sobre as vontades, as descobertas e as experiências, a gestão do alimento e os novos negócios do agro-alimentar e do turismo. Melting, no Porto.
Bastou ler isto para ficar super interessada. O programa então conta com oradores ao mais alto nível e com os quais tenho a certeza terei muito a aprender. Entre eles Matthew Kenney que é um dos mais icónicos Chefs do mundo na vanguarda do plant-based. O Chef Nuno Queiroz Ribeiro promotor da dieta mediterrânica e especialista em alimentação saudável e o único Chef português com uma distinção de mérito do Ministério da Saúde. O Chef Andre Chiang será também uma bela fonte de conhecimento.
Para além destes Chefs vão estar projectos magníficos que eu não conhecia mas que vou passar a seguir. É o caso do Cantinho das Aromáticas cuidadas pelas mãos do Luís Alves. Da Lucy Legan e de toda a sua carreira ligada à sustentabilidade, permacultura e educação. E da Inez Aires e o Zero Waste Lab.
Para além dos momentos de conversa e debate, estão previstos vários espaços dedicados à mesa portuguesa, provas de vinhos e showcookings. Como vêem tenho mais que razões para estar super entusiasmada e a contar os dias. Quem se quiser juntar a mim é melhor se apressar a comprar os seus bilhetes, aqui.
Agora vamos à receita deste hambúrguer que tem feito as delicias cá por casa.
Aqui há uns dias estava tentada a comprar uns hambúrgueres mas a vontade passou assim que olhei para o preço. Por 2 hambúrgueres 6€. Na verdade o que me fez não os trazer nem foi tanto o preço, foi a lista de ingredientes. Resolvi então com os 6€ trazer ingredientes naturais e fazer em casa. Sabem quantos hambúrgueres fiz? 36! Hoje partilho com vocês a receita mas as quantidades para fazer só seis.
Ingredientes:
400 g de feijão branco cozido e escorrido
10g de beterraba em pó
85g de farinha de arroz
30g de aveia em flocos
30g de levedura nutricional ou levedura de cerveja
20g de azeite virgem extra
Pimentão doce fumado a gosto
Pimenta preta a gosto
Sal a gosto
Num processador de comida tritura-se bem o feijão e de seguida passa-se para uma taça. Ao feijão vamos adicionar todos os restantes ingredientes e envolver bem. Assim que ficar uma massa homogénea formam-se os hambúrgueres e colocam-se no frigorífico por uma hora.
Terminado o tempo, pincelam-se com azeite e vão ao forno a 180ºC, 15 minutos de cada lado. Ao virarem os hambúrgueres tenham cuidado pois eles estão bem frágeis. Quando os retirarem do forno eles vão estar moles mas convém deixar arrefecer um pouco antes de os manusear.
Eu servi os meus entre duas fatias de batata doce assada, cebola roxa, alface e tomate verde. Quando ainda estavam no forno, e nos últimos minutos, adicionei uma fatia de queijo vegetal por cima de cada um. O resultado final é este.
Caso não tenham beterraba em pó, podem adquirir aqui (não patrocionado), podem usar beterraba cozida e bem escorrida. Nesse caso terão de usar mais quantidade, 40g chegam.