Seitan Caseiro Parte II
No inicio deste blog partilhei uma receita de seitan, mas na verdade nunca tinha ficado satisfeita com o resultado. Foi das primeiras receitas que criei. Tenho vindo a adiar uma nova receita embora fosse algo que me pedissem com alguma frequência. Eu nunca fui grande fã de seitan. Os de compra não gosto de nenhum e por isso desisti um bocado de ter esse ingrediente no meu cardápio, até o ano passado.
No ano passado fui comer ao The Green Affair, se não conhecem não sabem o que perdem, e pedi um bife de seitan com molho de pimentas. Minha nossa senhora, ainda me cresce água na boca só de imaginar a textura e o sabor daquele seitan. Desfazia-se na boca, super aveludado e cheio de sabor contrariando a maioria que tinha provado até então com sabor a mofo. Fiquei com a pulga atrás da orelha e desta vez sabia que era possível fazer um bom seitan cheio de sabor e sem aquela textura demasiado borrachuda.
Para chegar a esta receita fiz várias tentativas e vi vários vídeos. Alguns faziam seitan só com a farinha de glúten, outros faziam com a farinha normal mergulhando-a em água mas para gerar uma boa quantidade havia imenso desperdício. Foi então que imaginei que talvez o equilíbrio fossem usar uma parte de uma farinha e outra de outra.
Assim sendo, hoje trago-vos a receita daquele que para mim é o melhor seitan. Sigam para baixo no texto.
Ingredientes para o seitan:
150g de farinha de glúten
100g de farinha de trigo integral
150ml de molho de tomate
50ml de água
Alho em pó a gosto
Pimentão doce fumado a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Preparação:
Numa taça junta-se o molho de tomate, a água, o alho em pó, o sal e o pimentão doce fumado. Mexer tudo muito bem até o sal se dissolver, reserva-se.
Numa outra taça coloca-se a farinha de glúten e a farinha de trigo e misturam-se bem. Acrescenta-se depois o preparado anterior e envolve-se até ficar uma massa inteiriça. Molda-se à forma desejada e deixa-se descansar por 30 minutos. Eu gosto de enrolar como se fosse um pedaço de carne.
Passados os 30 minutos coloca-se uma frigideira ao lume com azeite e sela-se o seitan deixando ele dourar em ambos os lados. Eu selei também as laterais.
Depois de selado levei ao forno e foi este passo que o enriqueceu.
Ingredientes para o forno:
100g de cebola
50g de raiz de funcho
1 folha de louro
50g de cenoura
8 a 9 dentes de alho
150ml de vinho branco
Pimenta preta a gosto
Grãos de Pimenta da Jamaica a gosto (opcional)
Azeite a gosto
Sal a gosto
50g de polpa de tomate
50g de açúcar amarelo
Peça de seitan
Preparação:
Numa caçarola coloca-se azeite e uma cama de cebola, raiz de funcho e cenoura às rodelas. A folha de louro, os dentes de alho mesmo por descascar, a pimenta preta em pó, grãos de pimenta da Jamaica e envolve-se tudo. Dispõe-se a peça de seitan por cima, rega-se com vinho branco e vai ao forno a 170ºC durante 40 minutos.
Nestes 30 minutos convém irem virando o seitan para que ambos os lados absorvam sabor. 10 minutos antes de terminar o tempo retira-se uma parte da cama de vegetais e passa-se com a varinha juntamente com os 50g da polpa de tomate e os 50g de açúcar e espalha-se por cima do seitan levando de novo ao forno pelos restantes 10 minutos a 200ºC no modo de dourar só por cima. Assim que terminar o tempo, está pronto.
Fico a aguardar as vossas recriações.