Brotos de feijão mungo

Brotos são a fase inicial de desenvolvimento de uma planta, a germinação, momento em que as proteínas, hidratos de carbono e gorduras são decompostas respectivamente em aminoácidos, açúcares e ácidos gordos, sendo mais fácil a sua absorção pelo organismo. Saudáveis, leves, naturais, nutritivos, ricos em minerais como fósforo, magnésio, zinco e cálcio, os brotos possuem baixas calorias. Cada um deles possui propriedades nutritivas diferentes que variam conforme o tipo de semente que se usa. Os mais comuns são feijão mungo, lentilha, grão de bico, quinoa, girassol, ervilha, sésamo e linhaça.

Eu utilizei feijão mungo. Feijão mungo ajuda a reduzir o nível de colesterol no corpo e ajuda na regulação das pressões sanguíneas de uma maneira saudável e em que o processo é manter as artérias e veias em boas condições, entre outras propriedades.

O objetivo é não os cozinhar, ingeri-los crus e logo de seguida à colheita uma vez que, crus mantêm todas suas propriedades intactas. Podem ser usados em saladas, sopas frias, sandes, etc. . Eu já usei de várias formas e esta que vos trago é sem duvida algo a experimentar. Escaldei os rebentos e coloquei em molho teriyaki, sementes de sésamo tostadas e sal para temperar. Aconselho vivamente a experimentarem esta junção porque é divinal para o palato.

Para fazerem brotos de feijão mungo em casa:.

  1. Certifiquem-se que as sementes são orgânicas e sem pesticidas. Muitas sementes à venda, usadas para plantio, são pré-cobertas com fungicidas, pesticidas e outras coisas que ninguém quer comer.
  2. Arranjar um recipiente onde germinar as sementes. Um frasco reutilizado ou uma caixa velha de gelado dá perfeitamente. Precisam de algo para tapar, é importante que exista alguma circulação de ar, então um guardanapo ou uma gase, serve.
  3. Numa fase inicial  demolham-se as sementes durante a noite para despoletar o processo de germinação. De seguida retira-se a água, enxaguam-se e deixam-se as sementes no recipiente durante 2 a 3 dias, longe da luz e mantendo a humidade. Para manterem a humidade podem usar um borrifador mas certifiquem-se sempre que não fica excesso de água no fundo, esta pode apodrecer as sementes.
  4. Consumam os rebentos assim que surgirem as primeiras folhas.