Hambúrguer de feijão vermelho
Esta foi a receita feita na oficina de hambúrgueres vegetarianos. Fáceis de fazer, podem ser congelados*, desde que devidamente embalados e separados uns dos outros. Podem ser servidos no pão ou com outro tipo de acompanhamento. (12 hambúrgueres) Ingredientes:
- 500g de feijão encarnado, cozido e escorrido
- 1 chávena de flocos de aveia
- 2 "ovos" de linhaça*
- 1 chávena de pimento vermelho em cubinhos
- 1 chávena de pimento verde em cubinhos
- 1 chávena de pimento amarelo em cubinhos
- 1 mancheia de salsa picada
- 1 mancheia de coentros picados
- 2 cebolas picadas
- Farinha
- Azeite
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 1 colher de sopa de cominhos
- Meia colher de sopa de pimentão doce
- Piri-piri a gosto
- Sal a gosto
- Óleo de amendoim
Se tiverem um processador de comida é só colocar todos os ingredientes, menos a farinha lá dentro e bater. Caso não tenham, podem amassar o grão com um garfo ou com um pisador de batata. Pessoalmente não gosto dos hambúrgueres totalmente em papa, agrada-me sentir que cada trica tem estrutura. Depois é só adicionar os ingredientes, menos a farinha e envolver todos muito bem. Com a mistura feita moldam-se os hambúrgueres e nesta fase pode ou não ter que se adicionar farinha para ajudar na união e na consistência. Uma vez formados, fritam-se em óleo de amendoim ou coco, ou cozinham-se no forno.
*Para congelar devem-nos enfarinhar e separar uns dos outros com película aderente. Para descongelar convém que o hambúrguer não fique em contato com a água da descongelação e pode ser necessário voltar a enfarinhar.
*Na cozinha vegana a linhaça é um excelente substituto do ovo. Depois de adicionada a um liquido as fibras soltam-se e fica com uma consistência gelatinosa. Convém que preparem o ovo de linhaça logo no inicio para dar tempo de ficar com a consistência desejada. A proporção é a seguinte:
1 colher de sopa de farinha de linhaça + 3 colheres de sopa de água= 1 ovo