Iscas de tofu em cebolada avinagrada
Tofu não é uma coisa que haja aqui por casa muitas vezes. Simplesmente não faço grande questão de o comprar, mas quando vamos à cidade aproveito a oportunidade e costumo trazer. A primeira vez que experimentei tofu achei logo que tinha a mesma textura que as iscas de fígado e pensei logo em usá-lo nesta receita. A minha mudança alimentar baseou-se em diversos factores mas não gostar da típica comida portuguesa não foi um deles. As iscas não é um prato muito apreciado uma vez que é feito com as vísceras de animal mas já tive pessoas que não comiam as iscas de animal mas adoraram estas. Por isso, mesmo que não fosse um dos vossos pratos preferidos deviam experimentar esta alternativa.
Ingredientes:
6 iscas de tofu com meio centímetro de espessura (ao cortarem as fatias optem por cortar fatias com diferentes formas e não queiram nada muito geométrico)
200 g de cebola
40 g de alho fresco
20 g de pimentão doce
5 g de pimenta preta
220 ml de vinho tinto (Os 20 ml é para ti enquanto cozinhas)
75 g de azeite virgem extra
Sal a gosto
Vinagre a gosto
1 folha de louro
Num almofariz junta-se o alho, o pimentão doce, a pimenta preta, sal e um fio de azeite, esmaga-se tudo, acrescenta-se o vinho, envolve-se e reserva-se. Numa taça dispõem-se as iscas e cobre-se com o preparado anterior. Deixa-se marinar por umas horas, o ideal é de um dia para o outro. Assim que tiverem marinado, retiram-se as iscas e selam-se numa frigideira em lume brando. Basta uns 1 minuto de cada lado e põem-se de parte. Na mesma frigideira coloca-se azeite, a cebola em fatias e a folha de louro a estrugir, de seguida acrescentam-se as iscas, deixam-se saltear de ambos os lados (convém manusearem as iscas com cuidado para não esmagarem) e de seguida rega-se com a marinada. Assim que a marinada reduzir, desliga-se o lume e junta-se um pouquinho de vinagre.
Eu acompanhei com grelos salteados em alho e batatas cozidas.