Sobremesa gelada de dióspiro
Esta é a época deles, mas na verdade é de longe o meu fruto preferido e eu recebo aos montes aqui em casa. Por essa razão, este ano tenho dado uma segunda oportunidade a este fruto e tentado explorar ao máximo o seu potencial. Esta sobremesa veio-me à ideia numa manhã, durante o meu despertar, ao género de epifania. À noite fiz a receita como a idealizei e bingo, à primeira! Apesar de ser uma sobremesa fria, acho que será uma excelente receita para terem na vossa mesa de Natal e surpreender todos.
Ingredientes para a base:
60 g de nozes
80 g de tâmaras Medjol
Pitada de sal
Ingredientes para o recheio:
100 g de caju cru
450 g de dióspiro vermelho
70 g de xarope de bordo (Maple Syrup)
5 g de canela em pó
2 g de extracto de baunilha
50 g de bebida vegetal
Ingredientes para o topo:
150 g de dióspiro vermelho
20 g de xarope de bordo ((Maple Syrup)
Num processador de comida picam-se as nozes juntamente com as tâmaras e depois forra-se o fundo de uma forma com esta mistura, prensando bem com os dedos para ficar bem compactado. Eu usei uma forma de 16 cm de diâmetro. De seguida, combinam-se todos os ingredientes do recheio num liquidificador e bate-se até ficar um creme aveludado, verte-se para dentro da forma e vai ao congelador por uma hora. Ao fim de 1 hora, tritura-se no liquidificador os 150 g de dióspiro com o xarope e coloca-se por cima como última camada. Vai de seguida ao congelador de um dia para o outro.
Retira-se do congelador 15 m antes de servir.
Eu coloquei algumas rodelas de dióspiro à volta da forma antes de colocar o recheio mas é opcional e para isso usei os dióspiros de roer.