Rolinho de quinoa e castanha
Este ano trago-vos a receita para a consoada de Natal mais cedo. Quero que tenham tempo para eventualmente fazer antes para no dia não andarem em correrias. Tão importante como a comida que colocamos na mesa é o tempo que passamos com os nossos nesta quadra e por isso mesmo resolvi fazer algo que não fosse complicado nem vos tomasse muito tempo. Na verdade quase toda a receita pode ser feita na véspera e na noite só precisam de a finalizar.
Para fazerem este rolinho podem fazer usando a minha receita de massa quebrada com azeite ou podem usar massa quebrada ou folhada de compra, não há mal nenhum nisso. Fica ao vosso critério. Criei a receita nos princípios de Novembro e já a fiz mais 2 vezes, todos os meus amigos que provaram, aprovaram. O molho que acompanha a receita foi o que mais elogios recebeu. Houve quem dissesse que parecia um molho de carne. Agora, sem mais demoras vamos à receita.
Ingredientes para o rolinhho folhado: (6 pessoas)
Massa quebrada com azeite (Trabalhem a massa como se fosse folhada fazendo várias dobras, passando o rolo por cima para produzirem o efeito de camada)
500 g de castanha
50 g de quinoa (usei uma mistura de 3 qualidades diferentes para um efeito visual mais estimulante)
20 g de aipo
90 g de cebola
10 g de alho
120 g de abóbora manteiga
300 g de cogumelos Marron
100 ml de azeite virgem extra
Pimentão doce a gosto
Sal a gosto
Pimenta caiena a gosto
Primeiro trata-se da massa quebrada, caso se pretenda fazer tudo de raiz, reserva-se.
Colocam-se dois tachos ao lume com água, um para cozer as castanhas e outro para a quinoa. Quando as castanhas tiverem cozidas, escorrem-se, descascam-se, picam-se e reservam-se. A quinoa, assim que estiver cozida, reserva-se também. Numa frigideira põe-se a estrugir em azeite a cebola, o aipo, o alho e a abóbora picados. Quando a abóbora ficar tenra junta-se a castanha e os cogumelos picados e a quinoa, envolve-se, acrescentam-se os temperos e deixa-se cozinhar por uns 10 minutos em lume brando mexendo de vez em quando. Quando estiver pronto, passa-se para uma taça e deixa-se arrefecer por completo.
Se acharem que a mistura está a agarrar ao fundo da frigideira é porque têm o lume muito alto, caso não seja essa a razão podem acrescentar água fervida aos poucos. Queremos uma mistura densa e com pouca humidade que é para poder ser moldada.
Para fazer o rolinho eu usei a minha receita de massa quebrada com azeite mas também fiz com massa folhada de compra e gostei das duas maneiras. Para isso estendi a massa em forma rectangular, ao de leve marquei um rectângulo no centro com aproximadamente 12 cm de largura, deixando umas abas em cada lateral que cortei horizontalmente, coloquei depois o recheio no meio e fechei alternando cada pedacinho de aba. Vou deixar uma imagem exemplificativa em rodapé.
Ingredientes para o molho:
150 g de cebola
100 g de cogumelo Marron
200 ml de cerveja
10 g de extracto de levedura de cerveja
Pimentão doce a gosto
Alho em pó a gosto
Piri-piri a gosto
Pimenta preta a gosto
75 ml de azeite virgem extra
Numa frigideira coloca-se a cebola, cortada em rodelas, a estrugir em azeite. Quando a cebola alourar juntam-se os cogumelos laminados, o extracto de levedura e as especiarias. Assim que o cogumelo tiver reduzido de tamanho adiciona-se a cerveja e deixa-se cozinhar até o álcool evaporar. No fim, passa-se tudo e serve-se a acompanhar o nosso rolinho de quinoa e castanha.
Servi tudo com batata assada no forno só com azeite e sal.