Sarma de arroz com vegetais e hortelã.
Presentes na culinária do império Otomano, as sarmas não são nada mais que folhas recheadas. As folhas mais utilizadas são as de videira ou de couve e os recheios variam entre o arroz, vegetais diversos e pode incluir ou não carne. Eu fiz a minha versão que depois levei ao forno em molho de tomate. Ingredientes:
- 8 folhas de couve portuguesa previamente cozidas
- 100 g de arroz vaporizado
- 500 ml de molho de tomate
- 1 dente de alho
- 100 g cebola
- 150 g de courgette
- 100 g de pimento vermelho
- 100 g de pimento verde
- 20 g de hortelã fresca
- 80 ml de azeite virgem extra
- Sal a gosto
- 200 ml de água
Num tacho coloca-se um fio de azeite e um dente de alho esmagado, deixa-se o alho fritar um pouco e de seguida adiciona-se o arroz e a respectiva água. Quando o arroz estiver cozido, reserva-se. Rega-se uma frigideira com azeite onde vamos estrugir a cebola picada com os pimentos e a courgette. Tempera-se tudo com sal e no fim acrescenta-se o arroz já cozido e a hortelã picada envolvendo tudo muito bem, depois é só rechear as folhas de couve com este preparado e levar ao forno a 160º C por 10 minutos num tabuleiro com o fundo coberto com molho de tomate.
A frescura da menta é sem dúvida o sabor que mais se destaca mas que combina muito bem com os restantes ingredientes. Podem comer as sarmas sem mais nada ou servirem como acompanhamento de uns hambúrgueres ou de uns cogumelos salteados ou até cogumelos recheados com broa.