Bolachas de gengibre
Gingerbread é a designação para uma enorme variedade de doces feitos com melaço e aromatizados com especiarias quentes como o gengibre, canela e cravinho. Ao contrário do que muitos pensam estas receitas tiveram origem na Europa e estão profundamente ligadas ao cristianismo, nomeadamente ao Natal. Como a maioria das receitas levam ingredientes ou que não uso ou que simplesmente não tenho fácil acesso, resolvi fazer a minha versão e confiei num produto nosso e do qual nos devíamos orgulhar, azeite virgem extra.
Ingredientes: (Aproximadamente 30 bolachas)
- 150 g de farinha de trigo
- 50 g de farinha de aveia
- 50 g de açúcar mascavado
- 30 g de melaço de cana
- 50 g de azeite virgem extra
- 40 g de água tépida
- Canela em pó a gosto
- Gengibre em pó a gosto
- Noz moscada em pó a gosto
- Cravinho em pó a gosto
Pré aquecer o forno a 120º C. Combinam-se todos os ingredientes numa taça até formar uma massa homogénea e moldável. Nesta etapa o melhor é amassar com as mãos. Antes de a trabalhar, a massa vai a refrigerar por uma hora para ficar mais firme e ser mais fácil manuseá-la. No fim deste tempo coloca-se a massa entre duas folhas de papel vegetal e com a ajuda de um rolo de cozinha vamos estendê-la até ficar com uma grossura de 3 mm. Depois é cortar da forma que desejarem, usando moldes ou não o importante é darem asas à imaginação.
Vão-se dispondo as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e vão de seguida ao forno entre 10 a 15 minutos. O tempo vai depender se as querem mais ou menos moles. Assim que as retirarem do forno devem-nas colocar sobre uma superfície fria e de preferência sem estarem amontoadas. Armazenadas em frascos hermeticamente fechadas duram à vontade um mês sem perder a crocância.