Hambúrgueres de arroz preto e feijoca
Sempre lidei mal com o desperdício de comida. Acho um absurdo a quantidade de comida que é deitada fora nas nossas casas e na restauração quando muitos se deitam e acordam sem terem um único alimento para por à boca. Talvez por ter sido confrontada tantas vezes com essa realidade ("É para comer tudo que outros meninos nada têm para comer.") que ainda hoje só me sirvo do que efectivamente vou comer e sempre que há excedentes tento puxar pela imaginação e dar um novo ar às sobras.
É o caso destes hambúrgueres que são nada mais, nada menos, que bocados perdidos disto e daquilo que andavam pelo frigorífico e como estamos no fim do mês há que "limpar" o dito cujo para dar lugar a ingredientes fresquinhos.
Ingredientes: (8 hambúrgueres)
- 360 g de feijoca cozida
- 220 g de arroz preto cozido
- 20 g de alho assado no forno (Só coloquei um tabuleiro no forno com bastante azeite e vários dentes de alho. Depois de feito armazenei e fui usando os dentes de alho e o azeite em temperos.)
- 1 mancheia de salsa
- 1 malagueta
- Pimentão doce a gosto
- Alho em pó a gosto
- Orégão a gosto
- Sal a gosto
- 50g de pão ralado
Num processador de comida combinam-se todos os ingredientes e tritura-se tudo até ficar uma mistura homogénea e que dê para moldar. Dá para fazer à mão ou com a varinha mágica. De seguida dá-se a forma que se pretende e leva-se ao forno a 160º C até secarem um pouco. Não precisam de muito tempo pois alguns dos ingredientes já estão cozinhados.
Eu servi os meus em pão de massa azeda caseiro com os habituais vegetais, queijo cheddar da Violife e batata doce frita.