Empadas de jacalinha
Empada de galinha é com certeza uma das quitutes portuguesas que mais tinha saudades. Pois bem, as saudades acabaram porque recriei a receita usando jaca para substituir a carne de galinha e o resultado ultrapassou as minhas expectativas. Salteei a jaca em azeite e alho, depois juntei um molho de tomate caseiro e finalizei com um molho vechamel super cremoso e rico. A massa das empadas é caseira e feita com azeite virgem extra.
Ingredientes: (15 empadas)
Massa quebrada (duplicar a receita)
200 ml de molho de tomate
400 ml de molho vechamel
300 g de jaca conservada em água salgada
25 g de alho
75 ml de azeite virgem extra
Sal a gosto
Pimentão doce a gosto
Piri.piri (opcional)
80 g salsa picada
Começa-se por fazer a massa quebrada e deixa-se descansar por 1 hora. De seguida, desfia-se a jaca e numa frigideira coloca-se a jaca com o azeite e o alho picado. Quando o alho alourar e a jaca tiver um pouco mais seca, tempera-se com pimentão doce, piri-piri, envolve-se e acrescenta-se o molho de tomate. Deixa-se cozinhar em lume brando entre 5 a 10 minutos. Neste intervalo de tempo prepara-se o molho vechamel e reserva-se. Assim que a jaca estiver pronta, junta-se ao molho vechamel, acrescenta-se a salsa picada e incorpora-se tudo muito bem. Antes de rechear as formas deixa-se arrefecer por completo.
Enquanto o recheio arrefece prepara-se a massa, moldam-se as formas e as respectivas tampas. Depois é só rechear, tapar e levar ao forno pré aquecido a 160º C até dourarem. Não se esqueçam de fazer um orifício na tampa de cada empada para permitir o vapor se escapar.
Nestas empadas juntei tomilho-limão seco à massa quebrada só para lhe dar mais um sabor extra.