Pizza mediterrânea
Um pizza mediterrânea em que a base é feita de batata cozida, farinha e salsa. E mais um vez temos uma receita de desperdício zero, pois sobrou batata cozida de umas iscas de tofu que tinha feito e resolvi usá-las na base desta pizza. O resultado foi uma base fofinha mas com algumas partes crocantes e a salsa deu-lhe um toque fantástico.
Ingredientes para a massa:
- 165 g de batata cozida esmagada
- 250 g de farinha de trigo (Usei Fábrica dos Leões)
- 100 ml de água tépida
- Sal a gosto
- 50 g de salsa fresca picada
- 7 g de fermento de padeiro
- 10 g de açúcar amarelo
Num copo coloca-se a água, o fermento e o açúcar, envolve-se e reserva-se. Num taça grande, junta-se a batata esmagada com a farinha, o sal a salsa e o fermento diluído na água. Envolve-se tudo bem até formar uma massa homogénea e consistente que dê para moldar. Forma-se uma bola e deixa-se a levedar por 1 hora, tapada com um pano húmido e em local quente. Depois de levedar, volta-se a amassar e tende-se da forma que se quer, eu fiz um circulo. Colocam-se os ingredientes que se quer por cima, frios, e deixa-se levedar por mais meia hora até ir ao forno.
Ingredientes para a cobertura:
- 160 g de pimento vermelho assado
- 160 g de pimento verde assado
- 120 g de cebola roxa
- 20 ml de azeite virgem extra
- 10 ml de vinagre balsâmico
- 80 g de azeitona preta
- Sal a gosto
Assam-se os pimentos, limpam-se, cortam-se em tiras e reservam-se. Numa frigideira coloca-se o azeite e a cebola, cortada em meias luas, a estrugir. Tempera-se com sal e quando a cebola estiver translúcida adiciona-se o vinagre balsâmico e os pimentos, envolve-se e desliga-se o lume. Deixa-se arrefecer e só depois se coloca por cima da nossa base de pizza. Acrescentam-se as azeitonas, deixa-se levedar a massa por mais meia hora e depois vai ao forno a 180º C até a massa ficar dourada.
Serve-se regada com um fio de azeite virgem extra, orégão seco e uma salada.