Semi-frio de alface-do-mar e Chocolate preto
Apesar do nome pomposo esta sobremesa é bem simples de se fazer. É um pouco mais demorada porque são 3 camadas e cada uma delas tem de solidificar bem antes de levar outra por cima. A base é bastante crocante, o meio é cremoso e a última camada é refrescante, vibrante e tem um toque salgado que combina na perfeição com o chocolate da camada intermédia.
Ingredientes para a base:
70 g de amêndoa
30 g de noz
60 g de amaranto
100 g de tâmaras medjol
Ingredientes para a mousse de chocolate*:
100 g de chocolate preto derretido
120g de banana
Ingredientes para mousse de alface-do-mar:
150g de caju
3 g de alface-do-mar em pó
50 ml de xarope de Ácer
8 folhas de hortelã fresca
125 ml de água
Forra-se uma forma de 4*9 com papel vegetal, reserva-se. Juntam-se todos os ingredientes da base no processador de alimentos e bate-se até formar uma pasta homogénea. Dispõe-se esta mistura do fundo da forma e calca-se muito bem, leva-se de seguida ao congelador por uma meia hora. Enquanto isso tritura-se a banana com o chocolate derretido no liquidificador e quando terminar a meia hora coloca-se este preparado por cima da camada base, volta ao congelador e desta vez por 1 hora. Para a mousse de alface do mar juntam-se todos os ingredientes no liquidificador e bate-se tudo até ficar uma mistura suave, homogénea e mais ou menos espessa. Esta camada vai por último e deixa-se de um dia para o outro ou no mínimo 3 h de congelação.
Retira-se do congelador 5 minutos antes de servir e retira-se só a quantidade que se for comer. À temperatura ambiente perde a consistência.
Eu cortei em fatias e polvilhei com farinha de sementes de abóbora e cacau ralado.
*Podem também fazer a mousse com cacau em pó, abacate e xarope de Ácer, fica igualmente boa.