Tarte crua de mirtilo e beterraba
Houve uns dias em que as temperaturas passaram os 40ºC e eu com um jantar marcado resolvi acordar pela madrugada e fazer a comida enquanto ainda havia algum fresquinho. Por volta das 16h lembrei-me que não tinha feito sobremesa e a vontade de ligar o forno ou o fogão era pouca ou nenhuma, então lembrei-me de fazer uma sobremesa, crua, fresca, rápida e deliciosa, saiu esta tarte.
Ingredientes: (8 fatias)
200 g de amêndoa torrada
200 g de caju crú
200 ml de água
80 g de tâmaras Medjol
80 ml de xarope de Ácer
30 g de beterraba em pó
5 g de extrato de baunilha
150 g de mirtilos
Pitada de sal
Forrar uma forma de 20*15 cm com papel vegetal deixando umas pontas generosas para fora de forma a facilitar quando for para desenformar, e reserva-se.
Num processador de comida junta-se a amêndoa torrada, as tâmaras e uma pitada de sal. Tritura-se tudo até ficar uma pasta homogénea e de seguida forra-se o fundo da nossa forma com esta pasta e leva-se ao frigorífico até fazer-se a próxima camada.
Num liquidificador junta-se o caju, a água, o xarope de Ácer, a baunilha, os mirtilos e o pó de beterraba e bate-se até ficar um creme aveludado. De seguida dispõe-se o preparado por cima da pasta de amêndoa e tâmara e leva-se ao congelador pelo menos umas 3 horas até solidificar.
Convém tirar uns 5 minutos antes de servir para poder amolecer um pouco.