Bolo de noz com recheio de leite dourado
Chegámos aos 4000 seguidores no facebook e decidi que era a altura certa para partilhar com vocês a primeira receita de bolo neste blog. Muitas são as pessoas que ficam intrigadas como é que faço bolos sem ovos mas é possível e garanto-vos que sabor não falta. Já fiz esta receita com outros recheios mas até agora o que combina melhor é este creme de Leite dourado com notas quentes de açafrão, pimenta em contraste com o sabor fresco do cardamomo.
Ingredientes do bolo: (forma de 21 cm de diâmetro)
300 g de farinha de trigo
150 g de açúcar amarelo
90 g de gordura vegetal (óleo de amendoim, girassol, coco, margarina vegetal, qualquer um à vossa escolha)
50 g de noz picada
340 g de água fria
20 g de fermento (eu uso uma combinação de bicarbonato e vinagre)
Pitada de sal
Pré aquece-se o forno a 150º C. Unta-se a forma com óleo, um qualquer, reserva-se. Numa taça combinam-se todos os ingredientes à excepção do fermento e bate-se tudo até ficar uma massa solta, cremosa e homogénea. De seguida adiciona-se o fermento e envolve-se bem sem bater muito. Dispõe-se na forma e vai ao forno por 30 minutos. Antes de retirarem o bolo do forno o melhor é fazer o teste do palito para ver se está devidamente cozido. Deixar arrefecer na forma e só de pois desenformar, cortar e rechear.
Ingredientes do recheio:
400 ml de Leite dourado
50 ml de água fria
20g de amido de milho
Depois do leite dourado feito e coado (é preciso duplicar a receita que está no blog) passa-se para um tacho e adiciona-se a mistura do amido de milho desfeito em água (é muito importante desfazer bem o amido de milho na água fria, de outra forma pode formar grumos) e leva-se ao lume até engrossar. Depois de engrossar, retira-se do lume e deixa-se arrefecer por completo. Depois de frio deve-se mexer vigorosamente para voltar a ficar cremoso e está pronto a ser usado.
Eu servi o meu bolo polvilhado com açúcar de confeiteiro e canela, além disso juntei uns brittles de noz.