Puré de Feijão Branco e Beterraba com salteado de cogumelos, feijão verde e salva
Fui convidada pela Ana do Laranja Lima Nutrição e pela Bárbara de Oliveira a participar no movimento #setembrosemcarnept. Resumidamente, somos um grupo de 15 blogueres que vamos durante o mês de Setembro partilhar receitas 100% vegetais. Este movimento segue no decorrer do flagelo que assola a Amazônia e serve para inspirar as pessoas a mudarem os seus hábitos alimentares uma vez que uma boa fatia do desmatamento amazônico, 80%, ocorre devido a indústria agropecuária. Há 6 anos atrás, quando mudei a minha alimentação já se falava deste desmatamento. Li que no mundo, a cada segundo são derrubados 4046.856 m2 de floresta tropical. O equivalente a 6 campos de futebol. Tudo devido a industria da carne.
É grave, é muito grave e estamos na altura de agir.
Assim sendo, criamos este movimento e contamos com a colaboração de todos vocês para que o mês que se avizinha seja revolucionário. Não queremos forçar ninguém a mudar, queremos simplesmente apelar à vossa consciência.
Não precisam de seguir à risca todos os dias, embora eu ficasse cheia de orgulho se o conseguissem, podem fazer as vezes que vos for conveniente e sintam-se à vontade para usar e abusar da hashtag #setembrosemcarnept. Ela é de todos.
Agora, e para comemorar este movimento, eu criei uma receita bem apelativa mas com ingredientes bem simples.
Digam-me uma coisa, mas quem é que se dá ao luxo de comer um puré cor-de-rosa? Só mesmo os vegetarianos!
Vamos então passar à receita.
Receita
Esta receita fui uma das minhas marmitas e apesar de ter este ar todo pomposo nasceu de sobras de comida, quem diria! No domingo ao almoço fiz puré de feijão branco e cozi feijão verde. Na segunda-feira ainda tinha um restinho de puré e feijão-verde cozido, então peguei no puré, aqueci e lembrei-me de juntar beterraba em pó. O feijão-verde eu salteei numa frigideira juntamente com alguns cogumelos e folhas de salva. Et voilá!
De seguida vou vos deixar a receita direitinha.
Ingredientes: 4 pessoas
400 g de feijão branco cozido
75ml de bebida de soja (ou outra a gosto)
400 g de cogumelos a gosto
300g de feijão-verde cozido
10g de beterraba em pó
Azeite
Noz moscada a gosto
Pimenta preta a gosto
Folhas de salva fresca a gosto
Sal a gosto
Num processador de comida coloca-se o feijão branco cozido, escorrido e tritura-se. De seguida acrescenta-se a bebida vegetal morna, a noz moscada, sal, pimenta preta e a beterraba em pó. Bate-se até ficar homogéneo e reserva-se. Se não tiverem processador podem usar a varinha de cozinha.
Numa frigideira colocam-se os cogumelos cortados a gosto e tempera-se com sal. O sal ajuda a retirar-lhes alguma humidade assim como colocá-los na frigideira sem nenhum tipo de gordura. Assim que reduzirem de tamanho regam-se com azeite a gosto e colocam-se as folhas de salva e o feijão-verde cozido. Assim que os cogumelos estiverem mais dourados está pronto.
Lista dos outros 14 blogueres deste movimento:
@alhofrances
@amelhoramigadabarbie
@anita.healthy
@barbarafdeoliveira_nutri
@dicasdaoksi
@green_delights_blog
@inesrpais
@laranja.lima.nutricao
@madebychoices
@mafaldaralmeida
@margarida.dgsantos
@moniq_sweetreats
@raquelvareda
@sardinhaforadalata
@thejuicyedition