Lasanha suculenta de soja
Esta é com certeza uma das receitas que mais me pediram ao longo deste últimos 5 anos de blog. Tem feito um sucesso tanto dentro como fora de casa e chego a altura de a partilhar com vocês.
Quem não seguiu o directo do meu instagram pode agora acompanhar tudo aqui.
Espero que vocês façam em casa e partilhem comigo as vossas recriações.
Ingredientes:
Placas de lasanha
250g de soja texturizada (Nacos)
1L de polpa de tomate
150g de cebola
100g de cenoura
100g de alho-francês
80g de pimento vermelho
300ml de vinho tinto
1L de água
250g de folha de espinafres
1 cabeça de alho
Pimentão doce a gosto
Cominhos a gosto
Óregãos a gosto
Alho em pó a gosto
Pimenta preta a gosto
Azeite a gosto
Levedura de cerveja a gosto
Pão ralado a gosto
Água a gosto
Para a minha lasanha eu uso a soja em nacos e depois trituro porque para mim a granulada é demasiado desfeitas. Para iniciar este receita começa-se por marinar a soja no dia anterior. Num liquidificador coloca-se vinho tinto, pimento vermelho, cebola, alho fresco, fio de azeite ou pouco de sal, pimentão doce, cominhos e metade da água e tritura-se tudo. Coloca-se a soja numa taça e rega-se com a marinada. Reserva-se de um dia para o outro.
No dia a seguir pica-se a soja no processador, reserva-se. Coloca-se uma frigideira ao lume com azeite, pica-se a cebola, o alho-francês, e a cenoura miudinho, pode ser no processador e deixa-se refogar. Assim que refogar acrescenta-se a soja já picada, envolve-se bem e deixa-se cozinhar por uns 10 minutos. De seguida acrescenta-se o molho de tomate e mais 500ml de água, os temperos, envolve-se e deixa-se levantar fervura, desliga-se.
Num tacho prepara-se o molho “Vechamel” ver receita aqui. Acrescenta-se parte do molho à soja e a outra reserva-se para cobertura. Numa travessa começa-se por pincelar o fundo com azeite e dispõe-se algumas placas, sem nunca sobrepor, recheio e uma camada de espinafres. Repetimos as camadas até ao cima da travessa. Finalizamos com uma camada de molho “Vechamel”, polvilhamos com oregãos, levedura de cerveja, pão ralado e um fio de azeite. Vai ao forno a 175ºC até ficar dourada.
Desfrutar de um abraço interior com a primeira garfada.