Favas Salteadas com Fusili e molho de ervilhas
Vocês pediram e eu fui às favas. Trago-vos uma receita de favas pois tem sido das grandes solicitações por mensagem privada. No blog já existem mais duas receitas com favas. Um esparguete bebâdo com favas e um creme de favas e nêsperas, esta última bem antiga.
Desta vez usei favas da horta do meu pai, mais pequeninas que as habituais mas super saborosas. Por estarem tão fresca resolvi não as cozer e usei-as num salteado delicioso.
Ingredientes:(2 pessoas)
75g de cebola
2 dentes de alho
200g de cogumelo marron
150g de massa fusilli
250g de favas
Pimentão doce a gosto
Alho em pó a gosto
Pimenta preta a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Ingredientes para o molho:
75g de ervilhas (usei congeladas que passei por água a ferver
40g de nozes
3 colher de sopa de água fria
3 a 4 folhas de menta
Pimenta preta a gosto
Alho em pó a gosto
Sal a gosto
Fio de azeite.
Num tacho coloca-se a massa a cozer em água e sal, assim que cozer, reserva-se. Enquanto isso numa frigideira coloca-se azeite e a cebola e o alho picados a estrugir. Assim que alourar juntam-se os cogumelos e assim que estes reduzirem acrescentam-se as favas e deixa-se cozinhar tudo até a fava ficar tenra. Eventualmente pode ser preciso acrescentar um pouco de água para não deixar agarrar mas evitem ao máximo. Joguem com a temperatura do fogão.
Para o molho, que podem preparar enquanto a fava coze, basta juntar todos os ingredientes e triturar. Eu usei um moinho mas se vocês não tiverem podem usar o liquidificador e dobrar a receita, ou a varinha mágica. O que sobrar podem guardar no frigorífico e usar para barrar sandes.
Depois é só combinarem os ingredientes como preferirem e servir.